Após morte de policial, Bope ocupa Complexo do Alemão por tempo indeterminado
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) ficará no Complexo do Alemão por tempo indeterminado para patrulhar a comunidade, onde ataques de bandidos, na noite de segunda-feira, culminaram com a morte da policial militar Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos. Por volta das 21h, a soldado, lotada na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Nova Brasília, foi atingida por um tiro de fuzil supostamente disparado por traficantes e morreu pouco depois de ser socorrida por colegas. Foi o primeiro caso de morte de um policial em serviço numa UPP. Fabiana estava com colete à prova de balas, mas o equipamento não suporta tiros de fuzil, informou o coronel Rogério Seabra, coordenador da UPPs. O policiamento foi reforçado em todo o entorno do Conjunto de Favelas do Alemão desde a noite de segunda-feira. Além do Bope, patrulhas do 16º Batalhão (Olaria) e do 22º Batlhão (Maré) estão circulando pela região em busca de suspeitos. (Estadão)
Esta foi a noticia dada logo apos o trágico episodio que ceifou a vida de uma policial feminina no "pacificado" Complexo do Alemão.
Nenhuma referencia sobre quem era Fabiana, quantos filhos deixou ou como era sua rotina, sonhos e realizações, tão comuns a imprensa quando a morte é causada por ação da policia.
Fabiana era apenas "mais uma soldado" no processo lucrativo de propaganda politica e midiática que envolve governo, empresários e mídia. Afinal as grandes emissoras vão lucrar -e muito- com a COPA.
"Soldado morto, farda em outro". E Assim vai seguindo a vida!
E para não dizer que "nada fez" o governo do Rio escalou sua Tropa de Elite, o BOPE, que vai permanecer por tempo indeterminado no Complexo.
E a população vibra!
Só que para quem conhece, quem vive e sente na pele as agruras que causaram a morte de Fabiana, a coisa não é empolga tanto. E por que?
Simples! O BOPE é uma tropa Especializada, e como tal, foi criada para situações especificas( especiais) onde sua atuação deve ser pontual e "cirúrgica". Utilizar o BOPE para policiamento ordinário é desgastar sua imagem, sua tropa e desqualificar sua missão.
Simples! O BOPE é uma tropa Especializada, e como tal, foi criada para situações especificas( especiais) onde sua atuação deve ser pontual e "cirúrgica". Utilizar o BOPE para policiamento ordinário é desgastar sua imagem, sua tropa e desqualificar sua missão.
Para quem entende de Segurança Pública isso é errado, mas para o marketing do governo não, e Secretario de Segurança é cargo politico e não técnico.
Mas, existe ai uma observação interessante. Se a necessidade do BOPE "por tempo indeterminado". Significa que os outros policias são incompetentes? Que o complexo não está "realmente" pacificado? Que a politica de segurança do governo do Rio não passa de enganação?
Afinal Segurança que funciona, não necessita de ações de grupos Especializados, a não ser em casos que fogem a rotina.
Alguém já viu a SWAT ocupar um bairro americano "por tempo indeterminado"?
O que estamos vendo é mais uma ação midiática, uma propaganda de governo, mas uma politica de governo e não de Estado. Não dura muito tempo, não tem efeitos permanentes, não trás o benefícios desejados pelo povo!
E Fabiana? Ficará na lembrança de seus entes queridos e dos colegas. Pois seu nome não constará nas homenagens politicas e nas grandes eventos de inauguração.

Nenhum comentário:
Postar um comentário